Print Friendly and PDFPrint Friendly

jeudi 30 avril 2009

Paella





Ingredientes :

Para 6 pessoas

- 600 gr. de arroz
- 6 partes de frango
- 24 gambas
- 12 rodelas de chorizo
- 1 litro de mulas
- 2 cebolas
- 300 gr. de tomates

- 30 gr. de lulas

- ervilhas
- 12 cl de azeite
- 2 doses de açafrão em pó
- 2 c. a café de paprika
- 2 dentes de alho
- Sal


Preparação:

Limpem os mulas e reserve

Descasque as cebolas e os alhos e corte em lamelas fininhas.
Aquecer a metade do óleo num prato paella ou num tacho médio.

Ponha as gambas dentro a lourar alguns minutos gambas. Retire e reserve.
No mesmo óleo, fasça dourar os pedaços de frango e a cebola durante 5 minutos. Seguidamente acrescentae os tomates cortados, verta 3 litros de água e deixam cozinhar a lume suave durante 45 minutos.
Ponham as mules a cozer em àgua num tacho, coberto e deixe cozer 10 minutos. Retire do tacho, com ajuda de uma escuadeira
Filtre o sumo da cozedura e acrescente ao caldo.
Salguem.
Quando o tempo de cozedura do frango terminar, retire os pedaços de frango e verta o caldo num grande recipiente, e reserve.

Aqueça o resto de óleo no prato paella ou num tacho grande.

Ponham lá dentro a dourar o alho durante 3 minutos seguidamente acrescente o arroz e misture bem.
Vertam o caldo que reservou por cima, acrescente o choriço, o açafrão e a paprika, deixe cozer 10 minutos à fogo vivo.

Rectifique o tempero.

Acrescente os pedaços de frango, as mulas e as gambas , prolongue a cozedura por mais 10 minutos à fogo suave.

Sirvir bem quente.


Bom Apetite!


Beth

1° de Maio Dia do Trabalhador / 1° Mai fête du Travail



Em França esta planta se chama "MUGUET" é tradição no dia 1 de maio as pessoas amigas e conhecidos se oferecem entre elas, pois aqui oferecer o MUGUET é desejar sorte à pessoa que a recebe !

Por isso se chama " LE PORTE BONHEUR "
O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal assim como em muitos outros países.

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América

Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.


Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiram que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

Dia do Trabalhador em Portugal 1º de Maio

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portuguêses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.

Beth

Rolinhos de Fiambre e Queijo na Actifry / Beignets de Jambon et Fromage dans l'Actifry




Ingredientes :

- Queijo Gouda

- Fiambre

- 1 ovo

- Pão ralado

- oleo


Preparação :

Cortar uma fatia de fiambre em dois, colocar por cima uma fatia de queijo gouda, passar pelo ovo batido e pelo pão ralado.

Levar uma certa com oleo ao lume e dourar os rolinhos.

Eu nao utilizei oleo, decidi doura-los na actifry sem oleo, nao ficaram tam dourados como quando é na certa , mas ficaram sequinhos e saborosos.

Acompanhei com ervilhas e cenouras.

Bom Apetite !

Beth

mercredi 29 avril 2009

Costeletas Panadas com Amendoa / Cotelettes panné aux amendes







Ingredientes :

- 1 coteleta por pessoa

- Amendoa ralada

- Amendoa fatiada

- 2 Ovos

- Sal e pimenta

- Limão


Preparação :

Temperar as costeletas 2 horas antes com sal , pimenta e limão, reservar.

Bater os dois ovos num prato fundo e reservar.

Num outro recipiente misturar a amendoa ralada com a amendoa fatiada.

Passar as costeletas por ovo e de seguida pela mistura de amendoa.

Levar uma certa ao lume para fritar as costeletas, quando estas bem douradinha, retirar e servir.

Eu acompanhei com um arrozinho de ervilhas com cenoura.


Bom Apetite !

Beth

A Banana / La Banane

As bananas constituem o alimento básico de milhões de pessoas em vários países em vias de desenvolvimento. Em determinados países tropicais a banana verde (não madura) é largamente utilizada da mesma forma que as [[batata]]s em outros países, podendo ser fritas, cozidas, assadas, guisadas, etc. De facto, as bananas, assim utilizadas são semelhantes à [[batata]], não apenas no sabor e na textura, como a nível de [[composição nutricional]] e [[valor energéticocalórica]].

A banana, enquanto está verde, é constituída essencialmente por [[água]] e [[amido]], e é por essa razão que o seu sabor é adstringente. No entanto, por essa razão, pode ser utilizada como fonte de [[hidratos de carbono]] em diversos pratos. Pode ser produzida [[farinha]] a partir de bananas verdes. À medida que vão amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares mais simples, como a [[glicose]] e a [[sacarose]], que lhe dão o sabor dAlém de consumida fresca, a banana é utilizada para diversos fins. Em sobremesas de colher, podemos citar o [[Banana split]], ou mesmo as [[bananada]]s, feitas com banana-anã e banana-prata.

É ingrediente indispensável na [[salada de fruta]] (ainda que oxide facilmente), podendo, ainda, ser utilizada na confecção de [[sangria]]. Mas a banana-pão é muito utilizada para outros fins culinários, como na confecção de [[Banana chips]] - aperitivo feito com rodelas de banana desidratada ou frita, ou como acompanhamento de diversos pratos tradicionais. As banana-anã e prata são frequentemente servidas cruas, misturadas com arroz e feijão ou outros acompanhamentos.

Beth

Banana Split com Chocolate / Banane Split au Chocolat










Ingredientes :

- 1 banana por pessoa

- Chocolate em créme

- Coco ralado

- 1 colher de sopa Margarina

- 2 colheres de sopa de açucar

Preparação :

Preparar as bananas, tirando-lhes a pel e abrindo-as ao meio e reservar.

Numa certa, colocar a margarina e deichar derreter , juntar seguidamente o açucar e deixar caramelisar.

Quando obter um caramelo clarinho adicionar as banas deixando dourar 3 mn de cada lado.

Colocar as banas em pratos individuais, cobrindo-as de chocolate e de coco.

Servir rapidamente, pois convém comer-las mornas.


Bom Apetite !


Beth

mardi 28 avril 2009

Batatinhas à Diabo / Pommes de terre à la Diable





Ingredientes :

- batatas

- 3 ovos

- 1 Pimento vermelho

- Salsa


Preparação :

Num tacho colocar àgua e por as batatas a cozer durante 20 mn, não convém que fiquem muito cozidas , para não se desfazerem.

Cortar o pimento aos quadradinhos muito pequeninos e reservar.

As batatas quando cozidas, escorre-las e reservar.

Numa certà, colocar um pouco de oleo so para barrar a certà deitar dentro os 3 ovos, quando a clara do ovo começare a ficar meia branca, adicionar as batatas , o pimento e a salsa.

Envolver tudo muito bem em fogo médio durante 3 mn.

Servir bem quente.

Eu acompanhei com bifinhos de frango ao forno.


Bom Apetite !

Beth

Le Lait / O Leite

LE LAIT !!!


Riche en calcium, en vitamines ou en protéines, le lait est un aliment aux nombreuses vertus. C’est le compagnon indispensable d’une alimentation équilibrée. Lait, yaourts, fromages… Les produits dérivés du lait ont des qualités souvent similaires et conviendront à tous les goûts ! A manger ou à boire à chaque repas !

Le lait et les produits laitiers sont des aliments incontournables, et ce dès les premiers moments de la vie. Ils apportent de nombreux éléments indispensables à l’organisme : calcium, protéines ou vitamines par exemple. Yaourt aux fruits, camembert, fromage blanc… Vous n’avez que l’embarras du choix. Aucune excuse pour ne pas en remplir votre frigo !




consommation (plus d’un litre par jour) n'est pas recommandé car l'apport en graisses serait trop élevé. Le lait a pour fonction principale d'assurer la croissance des enfants, apportant calcium, L'enfant de 1 à 3 ans a besoin de 500 à 600 ml de lait (ou équivalent) tous les jours. L’excès de protéines, graisses animales énergétiques, vitamines A, D et B.
Calcium, phosphore et vitamines...

Le lait contient des protéines, des graisses, des minéraux et des glucides, en proportion variable selon l'animal producteur, sa race, son âge, la saison et l'heure de la traite !
Les protéines du lait ont une très bonne valeur biologique, égale à celle de la viande et supérieure à celle des protéines végétales, pour un prix très bas. Le lactose est le seul sucre du lait. Les matières grasses du lait lui donnent sa valeur énergétique importante de 680 calories (2850 kj) par litre; le lait écrémé n'apporte que 360 calories par litre, mais ne contient plus les vitamines A et D qui sont véhiculées par les graisses. Enfin le lait fournit calcium et phosphore dans des proportions particulièrement adaptées à une bonne assimilation par l'organisme. Le seul élément qui manque au lait est le fer.

Beth

Gratinado de Hamburger / Gratin de Hamburger








Ingredientes :

-1 hamburger por pessoa

- 1 cebola

- 1 dente de alho

- 1 caldo de carne

- 1 copo de vinho branco

- Molho de tomate

- Molho fajita

- Sal e pimenta

- Queijo ralado

- Orégano


Preparação :

Comesar por desfazer as hamburger com um garfo e reservar.

Num tacho ou certà verter um pouco de oleo e picar a cebola, deixar lourar, juntar as hamburger, sal , pimento vinho o molho de tomate e de fajita, caldo de carne knorr e o oregano.

Deixar marinar até ficar quase sem liquido.

A parte num tachinho cozer a massa quando esta cozida, escorre-la e passa-la por àgua fria, verter um pacote de bechamel por cima da massa e envolver tudo muito bem e reservar.

Num pirex de ira o forno deitar metade da massa, deitar de seguida a carne de hamburger por cima e novamente colocar o restante da massa.


Bom Apetite !


Beth