vendredi 24 avril 2009

Os Morangos / Les Fraises

Você sabia? (o termo morango deriva do latim “moru”, que significa “amora”).
O morango é atualmente uma fruta conhecida mundialmente, saudável devido a sua grande quantia de vitamina C, essa pequena fruta vermelha ainda colabora consideravelmente na resistência dos ossos, na formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, ajuda a cicatrizar ferimentos, evita hemorragias e atua eficazmente contra infecções.

O Morango possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro. A Niacina tem como função evitar problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso e reumatismo; e o mineral Ferro é importante porque faz parte da formação do sangue.





Algumas aplicações do Morango:

· Natural ou em sucos, o morango é recomendado como auxiliar do tratamento da gota e reumatismo.

· É ainda eficiente contra infecções do fígado, garganta e vias urinárias.

· O morango amassado com mel é um bom remédio para os males dos rins; e sua folha em forma de chá purifica o sangue, fortalece e alcaliniza o sistema nervoso, além de ser excelente diurético.

Também possui muitas fibras e pode prevenir diversos tipos de câncer.

Delicioso e suculento o morango faz sucesso entre os brasileiros. A boa noticia, é que além de deliciosa, a fruta também colabora com a beleza. Esta fruta é uma das mais ricas em vitamina C e polifenóis, que são poderosas armas no combate aos radicais livres que envelhecem e destroem nossas células, inclusive a fibra capilar.





Pela matéria, os resultados podem ser percebidos na pele e nos cabelos, e garantem resultados positivos. Na pele, a aplicação do morango terá uma ação desintoxicante profunda. Irá limpá-la dos radicais livres, estimular a circulação sanguínea, deixá-la mais clara, mais macia e muito mais viçosa. Os sais minerais e as demais vitaminas irão mantê-la bem hidratada.

O couro cabeludo e a raiz também sofrem muito com todos os poluentes e agentes agressores a que somos expostos diariamente, a ponto de gerar radicais livres, contaminar o sebo que recobre o couro cabeludo e até provocar doenças como a caspa e o envelhecimento da fibra dos cabelos, que contribuem para a perda do brilho e da maciez. O morango devolve o brilho perdido e protege a raiz contra doenças e queda dos fios.

Uma importante dica também é utilizar morangos orgânicos cultivados sem inseticidas e sem fertilizantes químicos. Isso por si só já é uma excelente razão para preferi-los. Mas, vale lembrar também que os produtos orgânicos possuem uma maior quantidade de nutrientes.


Beth