mercredi 29 avril 2009

A Banana / La Banane

As bananas constituem o alimento básico de milhões de pessoas em vários países em vias de desenvolvimento. Em determinados países tropicais a banana verde (não madura) é largamente utilizada da mesma forma que as [[batata]]s em outros países, podendo ser fritas, cozidas, assadas, guisadas, etc. De facto, as bananas, assim utilizadas são semelhantes à [[batata]], não apenas no sabor e na textura, como a nível de [[composição nutricional]] e [[valor energéticocalórica]].

A banana, enquanto está verde, é constituída essencialmente por [[água]] e [[amido]], e é por essa razão que o seu sabor é adstringente. No entanto, por essa razão, pode ser utilizada como fonte de [[hidratos de carbono]] em diversos pratos. Pode ser produzida [[farinha]] a partir de bananas verdes. À medida que vão amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares mais simples, como a [[glicose]] e a [[sacarose]], que lhe dão o sabor dAlém de consumida fresca, a banana é utilizada para diversos fins. Em sobremesas de colher, podemos citar o [[Banana split]], ou mesmo as [[bananada]]s, feitas com banana-anã e banana-prata.

É ingrediente indispensável na [[salada de fruta]] (ainda que oxide facilmente), podendo, ainda, ser utilizada na confecção de [[sangria]]. Mas a banana-pão é muito utilizada para outros fins culinários, como na confecção de [[Banana chips]] - aperitivo feito com rodelas de banana desidratada ou frita, ou como acompanhamento de diversos pratos tradicionais. As banana-anã e prata são frequentemente servidas cruas, misturadas com arroz e feijão ou outros acompanhamentos.

Beth